• Wallon Educacional

Outubro Rosa + Educação: Somando forças para multiplicar o amor

O mês de outubro já é conhecido e reconhecido pela tradicional celebração do Movimento Outubro Rosa, a campanha de luta contra o câncer de mama, e que ganha cada vez mais força e relevância no Brasil e no mundo com sua mensagem de conscientização em prol da saúde da mulher. Mas você sabia que isso tudo tem uma relação direta com a Educação?


É isso mesmo! Já pensou em como você pode afetar e ser afetado através de pequenas e simples ações transformadoras? Pensando nisso a gente elaborou algumas propostas para que você possa somar com esse movimento na sua escola, no seu trabalho ou mesmo com os amigos(as) nas redes sociais. Vem com a gente?


Para começar é importante saber que o Movimento Outubro Rosa, que tem origem nos EUA, já impacta positivamente com suas ações pessoas em todo mundo há mais de 3 décadas, tanto que o Brasil é um dos países que aderiram ao movimento e promovem atos de conscientização como palestras, informativos de prevenção e autoexame, voluntariado em ONGs e instituições em todos os setores que se dedicam e se preocupam com a causa.


Aqui no Wallon Educacional não é diferente, por isso uma das ações que adoramos promover entre colaboradores, professores e principalmente com nossos(as) alunos(as) é o uso do clássico laço rosa, um símbolo de respeito e valorização do movimento. A nossa Supervisora Pedagógica, Profª. Alessandra Gomes, compartilhou com a gente um pouco do que acha sobre essa proposta: “O laço rosa representa e fortalece nossa luta contra essa doença. Porém, um diagnóstico não determina a nossa vida, só nos faz lutar mais ainda por ela. Precisamos nos unir para fortalecer a importância da prevenção, do autocuidado e da procura por uma vida mais saudável. Se cuidar é se amar, pontua.


Vamos então começar com a nossa lista de ações práticas 📝


Na Escola:


Esta talvez seja uma das ações mais frutíferas que podemos ter, pois é aqui na escola onde poderemos trabalhar desde cedo com os alunos e de diferentes formas, com maneiras lúdicas de acordo com a faixa etária, mas sem deixar de lado a importância do tema. Se você é professor(a) uma dica simples para trabalhar com as crianças é com o uso de cartazes e atividades relacionadas à saúde e bem-estar de modo geral, mas introduzindo a importância de se ter um mês como o Outubro Rosa, principalmente na vida das meninas e mulheres, para naturalizar a temática e despertar em mães, tias, avós e em toda a família a atenção necessária sobre o assunto.


Com os adolescentes é de grande importância propor atividades interdisciplinares indo da Biologia até a Sociologia com um diálogo mais franco sobre os cuidados com a própria saúde – e inclui-se aqui a autoestima - além de promover palestras com especialistas e dialogar também com as famílias sobre a temática e tornar este exercício parte fundamental das suas vidas.


No Trabalho:


Uma boa ideia para ser usada ao longo do mês de outubro no ambiente de trabalho, por exemplo, é o laço rosa que falamos anteriormente, ou marcar com os(as) colegas de irem todos(as) em um dia com alguma peça de roupa ou acessório rosa. Como estamos falando de ações visuais, outra proposta é deixar o ambiente enfeitado com balões, cartazes com informações sobre como realizar a prevenção e o autoexame. Se você é da área de Neuropsicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e atua em clínicas com atendimento às crianças e famílias, uma boa sugestão é a indicação de profissionais da área de saúde e locais de acolhimento para as mulheres que estão enfrentando o câncer de mama. Criar uma rede de apoio físico e emocional é primordial.


Nas Redes Sociais:


Cada vez mais usamos as redes sociais para uso pessoal, profissional, mas também para impactar as pessoas com boas ações. Por isso, no ambiente virtual podemos usar desde filtros temáticos do Outubro Rosa, incluir o símbolo do movimento com a sua foto de perfil ou até mesmo postar algum depoimento ou mensagem de apoio sobre a causa. A sua ação nas redes sociais chegará aos seus amigos(as), mas poderá até mesmo viralizar e sensibilizar outras tantas pessoas.


Uau! São muitas as possiblidades que temos para fazer a diferença no Outubro Rosa, né? A sua ação pode fazer a diferença na realidade de muitas pessoas com simples atitudes. E mais do que nunca o afeto é essencial em nossas vidas.


Curtiu o post especial no nosso Blog? 💖 Compartilhe e comente com os(as) amigos(as) nas redes sociais.

4 visualizações